O fim de ano está chegando e as tradicionais confraternizações de trabalho começam a ser organizadas, mas além de uma tradição, esses eventos também são fundamentais para manter o engajamento da sua equipe e mostrar a presença do líder.Um momento de integração entre os colaboradores
Para um gestor, se mostrar presente é fundamental para fortalecer a conexão dos colaboradores da empresa e mantê-los motivados e descontraídos, como explica a Executive Coach e partner da Sociedade do Saber, Sandra Raphael.
“O coletivo é muito importante para a nossa sociedade, pertencemos a uma cultura onde a socialização faz parte do nosso DNA, alegria, amizade, confraternizar, acolher, receber, festejar, comemorar são pautas importantes para colaboradores e empresas.”
“Este foi um ano atípico de várias formas e o que predominou no mundo corporativo foi o trabalho em home office e/ou híbrido. […] as confraternizações são especialmente aguardadas e têm um “papel” muito importante por ser uma ocasião para “estar presente”, rever colegas, conhecer novos colaboradores que vieram onboard durante o home office e, por isso, não conhecem o time todo.” Ressalta Sandra Raphael.
Cuidados com a confraternização da equipe
Apesar da importância das confraternizações de fim de ano nas empresas, é importante tomar alguns cuidados importantes para que ela traga os benefícios esperados, como explica Sandra.
“Ainda que os convívio sejam para descontrair, nossas atitudes devem ser condizentes com a imagem que temos e que queremos que prevaleça no ambiente profissional. [..] por isso deixo aqui algumas dicas para questões comportamentais que podem nos expor negativamente. Tais como beber em demasia, atitudes escandalosas, vestimenta inapropriada, vulgar, falar demais e expor situações confidenciais, entre outros.”
“Podemos aproveitar esses encontros presenciais para demonstrar nosso respeito e admiração pelos nossos colegas, agradecer pela colaboração e ajuda que tivemos, estabelecer “pontes” e reforçar laços, buscar aproximar daqueles que pouco conhecemos, sintonizar com os que estão mais ‘distantes’.” Indica Sandra Raphael para que as confraternizações da empresa sejam momentos de integração e reforço de laços entre a equipe.